O meu processo de transição de carreiras está em pleno curso. Pelos meus cálculos, a migração da advocacia para o jornalismo iria acontecer somente mais tarde, após a conclusão da faculdade , mas,as coisas se precipitaram e estou tendo a portunidade de colaborar na área de comunicação um pouco mais cedo . Ainda é um voluntariado, bem próprio da necessária etapa de estágio, natural de todo aprendizado profissional.
Este voluntariado, entretanto, resume-se na apresentação e editoria de um programa de televisão semanal da Ordem dos Advogados do Brasil, veiculado pela TV comunitária de Santos - TV COM - canal 11 da NET. É claro que eu já auxiliava na TV , mas com este viés de responsabilidade, acrescido do profissionalismo que me propus, as coisas mudaram de figura. O fato de eu ser advogada e o programa ser focado, prioritariamente, em assuntos da área jurídica, facilitam o meu trabalho, mas , agora ,como uma quase jornalista diplomada, meu olhar é absolutamente diferente daquela simples apresentadora de tempos atrás.
Ganhei de presente de Natal, o livro do Bonner, sobre o Jornal Nacional. O que mais me chamou a atenção na leitura foi a simplicidade da narrativa do autor . O William dá a entender, que todos podem fazer um Jornal Nacional!!! Simples assim!!! Uau!! Na prática,todavia, a teoria é outra, como sabemos, mas , este livro, me fez refletir e tentar seguir os conselhos de simplicidade e sincronicidade de equipe transmitidos pelo autor.
Realmente, no comando de um programa, estarei dirigindo um boeing em que todas as tarefas precisam ser conhecidas por todos e a equipe precisa trabalhar em harmonia, para que se possa decolar e aterrizar em segurança .Além disso, o serviço de bordo tem que ser impecável, por mais simples que se possa oferecer. Ontem, comecei a colocar em prática os ensinamentos adquiridos, lancei a planilha e os espelhos de entrevistas ( que eu já havia agendado com antecedência - time de entrevistados primeira linha!!!) para toda a equipe.
Amanhã, começo as gravações . Agradeço imensamente a todos os que concordaram em participar comigo desta nova etapa de vida. Obrigada! Obrigada!Obrigada!
Assim: - Atenção tripulação, preparar para a decolagem!
Tenham todos uma Boa Viagem!
Thanks to fly with me!
Nenhum comentário:
Postar um comentário