terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Matéria - Agência Facos - outubro 2009

Foto - Marcia Leite

Corveta Frontin é aberta a visitação pública em Santos neste domingo

Marcia Leite

A Corveta Frontin estará aberta a visitação pública , domingo, dia 25 das 14 às 18 horas. A Frontin está atracada no cais da Capitania dos Portos entre os armazéns 27 e 29 do Porto de Santos e é a quarta corveta da classe “Inhaúma” tem 95,75 metros de comprimento, 11,4 metros de boca máxima, calado carregado de 5,20 metros e deslocamento carregado de 1032 toneladas com velocidade máxima de 26 nós. Possui dois lançadores duplos de mísseis, um canhão de 4.5 polegadas e dois canhões de 40 mm, dois lançadores triplos de torpedo e um helicóptero de emprego em ações de superfície e antisubmarino.



Segundo o capitão de Fragata Francisco Neves, responsável pela embarcação, a Corveta Frontin realiza, tradicionalmente, operações com as Marinhas aliadas, como a que ocorreu em setembro último com a Marinha Francesa, no adestramento das Forças, realizada na área marítima do Rio de Janeiro. De acordo com Neves, a Frontin realizou, recentemente,missão de apoio à Ilha da Trindade, situada a 1.500 quilômetros da Costa do Espírito Santo, com a entrega de 15 toneladas e mantimentos aos habitantes da ilha, além da troca da guanição militar de 40 homens.


Neves esclareceu ainda, que a Frontin realiza patrulha naval para fiscalização no cumprimento das lei sob a jurisdição do território brasileiro e já fez operações de vigilância por helicópteros na bacia do pré-sal no campo de Tupi.



O navio, de escolta de médio porte, completou em março de 2009, 15 anos de incorporação à Marinha do Brasil e tem emprego em áreas costeiras e oceânicas, possui capacidade para realizar ações de superfície antinavio, antisubmarino, de esclarecimento, defesa antiaérea, apoio de fogo naval nas operações anfíbias, proteção ao tráfego marítimo, navegação de uso do mar ao inimigo e ações de presença.


A tripulação da Corveta é composta de comandante, 20 oficiais e 106 praças, já participou de operações especiais como Aspirantex, Dragão, Endurance e Aderex e recentemente, de ações conjuntas com as Marinhas, Uruguaia, Argentina e Norte Americana.


Foto - Marcia leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário